top of page

Notícias do Colóquio.

O Colóquio vai começar...

Fábio Faversani, 15.02.15 (atualizado em 24.02.2015)

 

Conheça um pouco do local que sediará nosso Colóquio: o belo prédio do Antigo Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte, onde hoje funciona o Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Ouro Preto. Neste Instituto temos a oferta de ensino de Graduação e Pós-Graduação em História, Letras e Pedagogia. É aqui também que está sediado o grupo de pesquisa que hospeda nosso Colóquio, o Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, da Universidade Federal de Ouro Preto (LEIR-UFOP). O ICHS fica na Rua do Seminário, s/n, na cidade de Mariana, Minas Gerais, Brasil. Para as nossas atividades, utilizaremos a sala 11 do prédio do Reuni. Se você não conhece ainda o ICHS, basta perguntar em qualquer uma de nossas duas portarias. Obterá as indicações (que são bem simples) para encontrar a sala. 

As inscrições seguem...

Fábio Faversani, 24.02.2015

 

O formato de Colóquio é pensado sempre para um pequeno número de inscritos, especialistas na área que é objeto de debate. Um número pequeno de participantes permite um debate mais intenso e a participação de todos. É um bom ambiente para conhecer em detalhes as pesquisas dos participantes e checar as aproximações possíveis entre diferentes trabalhos. Esse Colóquio, contudo, tem atraído um número expressivo de pesquisadores, vários deles de outras Universidades, não só de Minas, mas também colegas do Espírito Santo, Bahia. Sejam bem vindos e espero que aproveitem bastante nosso jeito "gaveteiro" de fazer eventos acadêmicos.  Já começamos a mandar a confirmação das inscrições.

Evento encerrado!

Fábio Faversani, 07.03.2015

 

Após três dias de debates muito proveitosos, chegou ao final o Colóquio LEIR-UFOP / Universidade de Coimbra. No balanço dos trabalhos foi destacada a amplitude dos possíveis usos do retrato na Antiguidade Clássica: os suportes (textos, moedas, afrescos, estátuas), os conceitos (mecanismos de construção dos retratos - retóricos e materiais -, relações com os exempla e a monumentalização, aspectos da visualidade e da visibilidade na construção dos retratos, retratos e moral, retratos e política), as temporalidades (retratos e tradição, usos do passado e retratos, múltiplas temporalidades e retratos- allelopoiesis). Talvez a principaal conclusão do Colóquio tenha sido a seguinte: Há muita pesquisa a fazer sobre os retratos!

A próxima rodada de discussões já está marcada: será em maio, em Coimbra. Todos bem vindos!

 

Colóquio Leir-UFOP / Universidade de Coimbra​.

bottom of page