top of page

Caderno de Resumos

Apresentação do tema do Colóquio O presente Colóquio marca a continuidade da colaboração entre investigadores da Universidade de Coimbra e da Universidade Federal de Ouro Preto através de projeto com financiamento binacional da FCT e Capes cujo título é “Literatura e política: construção e difusão do retrato de figuras públicas no mundo antigo”. Já tivemos dois encontros entre os pesquisadores participantes do projeto e convidados em 2015, sendo um no Brasil (março) e outro em Portugal (maio).   

Para dar continuidade ao esforço de interlocução com o foco em resultados concretos de nossas investigações, pretendemos debater nesse novo encontro a se realizar em Mariana os efeitos do tempo nos retratos. Nós sabemos que as apresentações que temos de retratos de nossas figuras políticas muitas vezes não são contemporâneas aos eventos. Tácito dirá que isso inclusive é vantajoso, pois lhe permitiu escrever sine ira et studio (Ann. 1,1) e sabemos que fontes tardias foram muitas vezes mais influentes do que outras contemporâneas (como é o caso, para citar um exemplo concreto, da imagem da atuação política de Sêneca sob Nero que é totalmente diversa daquela que o próprio Sêneca em suas obras indicou ter seguido). Para nós, contemporâneos, inclusive é muito comum tratar fontes de períodos muito diversos como se fossem todas contemporâneas. Misturam-se fontes do século I, II, III e IV d.C. todas sob a alcunha de "antigas" e passa-se facilmente de Veléio Patérculo a Aurélio Victor, por exemplo, para tratar de Tibério. Com o pós-modernismo, aliás, isso se aprofundou. Em um artigo bem recente, "Visions of the Republic: depictions of Tiberius by Velleius Paterculus, Tacitus, and Suetonius, Allison Resnick defende que "scholars should understand Tiberius to be a straw man" (Aisthesis. Stanford University, vol. IV, 2015). Para essa jovem autora, não há nenhum Tibério que podemos conhecer estudando os textos antigos, mas apenas podemos especular porque eles escreveram os textos cada um a seu tempo. Em nosso debate, vamos preferir partir de uma fonte antiga para pensar o tema. Cícero, em seu de re publica, logo no início do pouco que nos resta do livro V, diz que "a República chegou até nós como uma pintura excelente, mas já evanescida pelo tempo, de modo que nem as cores foram restauradas como eram, nem mesmo as formas ou sequer os contornos houve o cuidado de preservar." (5,2). Na visão de Cícero, a perda de costumes ancestrais se reflete em uma pintura que perde as suas cores originais, suas formas e mesmo os contornos. A imagem da República se transforma ao longo do tempo, com cada geração dando sua contribuição para que ela se modifique (no caso, infelizmente para Cícero, para pior). Parece-nos que esse é um bom tema de debate: como os retratos se transformam ao longo do tempo? Estamos falando de “bonecos de palha” arbitrariamente construídos e sem nexo perceptível com uma realidade dada no passado, ou de imagens que vão se perdendo e perdendo, ou de imagens que são compostas como hologramas multitemporais - com a seleção pelos autores antigos das partes que foram ficando e montando a imagem completa, como em um quebra-cabeças que podemos resconstituir - ou por allelopoiesis com uma construção mútua entre o que se pensa do passado e do presente e respeitando uma tradição que se (re)constrói a cada momento que um autor se debruça em uma figura do passado ou é outra coisa diferente dessas todas?

O propósito de nosso Colóquio é, assim, estudar “A ação do tempo na modelação dos retratos históricos” a partir de diferentes perspectivas e analisando alguns casos concretos. Como essa ação do tempo sobre os retratos históricos seguramente não inclui apenas os tempos antigos, mas o nosso tempo também, você é convidado para participar desse esforço. Venha nos ajudar a construir e difundir o retrato de figuras públicas do mundo antigo.

​

Organização: Fábio Faversani, José Luís Brandão, Carmen Soares, Fábio Joly e Ygor Klain. 

​

RESUMOS DOS TRABALHOS

NB: Os resumos estão dispostos conforme sua ordem de apresentação no Colóquio.

 

​

​

​

bottom of page